sexta-feira, 21 de março de 2008

19 MIRANDA E JOÃO DO VALE


Na época do governo Jerônimo Santana, o titular da pasta da Segurança Pública era o delegado Eurípedes Miranda Botelho. Graças ao sucesso de seu trabalho, Miranda foi eleito deputado estadual e depois, por duas vezes, deputado federal. Candidato ao Senado, em 2002, conseguiu expressiva votação. Mesmo sem conseguir se eleger, saiu com o nome fortalecido sendo nomeado presidente da CERON.
Na gestão de Miranda, a Polícia Civil teve sua frota de veículos e seu quadro de servidores aumentados em números e em qualidade passando de 1.200 homens, em 1984, para 2.023, em 1989, um acréscimo da ordem de 68%.

O governo Jerônimo Santana, o secretário Miranda não poupou esforços para tornar Rondônia um estado mais tranqüilo e seguro. A SSP foi dotada, não só de equipamentos de alta eficiência, como também de atividades voltadas para a capacitação de seus recursos humanos.
A Polícia Militar transformou-se numa das mais bem equipadas e modernas de todo o país.
A aquisição de 85 viaturas para o policiamento ostensivo, possibilitou elevar o padrão de serviços dessa instituição. Até 15 de março de 1987, a PM estava presente em apenas 17 pontos do estado - Cacoal, Cerejeiras, Costa Marques, Jaru, Ouro Preto, Ji-Paraná, Ariquemes, Guajará-Mirim, Rolim de Moura, Vila Nova, Porto Velho, Nova Brasília, Pimenta Bueno, Presidente Médici, Vilhena, Colorado e Espigão.
Em três anos da administração de Miranda à frente da SSP, a PM já atuava em 47 localidades.

JOÃO DO VALE NETO

O delegado João do Vale Neto assumiu a Secretaria de Segurança em janeiro de 1990, substituindo o delegado Eurípedes Miranda Botelho, que era o titular da pasta desde 15 de março de 1987.
João do Vale era o adjunto de Miranda. Ao assumir como titular, João do Vale levou o delegado Edson Simões de Souza para ser seu adjunto. O hoje promotor de Justiça Francisco Esmone Teixeira era o diretor geral da Polícia Civil.

Nenhum comentário: