sexta-feira, 21 de março de 2008

24 REINALDO SIMIÃO


Com a reforma administrativa operada no inicio de 2000, Walderedo Paiva dos Santos foi exonerado do cargo de secretário. Em seu lugar assumiu o coronel-aviador Reinaldo Simião, que já havia sido comandante da Base Aérea de Porto Velho e deixado o cargo um ano antes.
O coronel Reinaldo Simião assumiu a Secretaria da Segurança, Defesa e Cidadania (SESDEC), no dia 1º de março de 2000. Durante sua gestão aconteceram inúmeros incidentes, alguns de ordem institucional, a chacina de 27 apenados, no Urso Branco, além de fugas em massa em presídios da Capital.
A gota d´água foi a fuga do narcotraficante Maximiliado Dorado Muniz Filho, o Max. Ele escapou do Urso Branco, no dia 4 de abril de 2001, escondido no porta-mala do carro de um agente penitenciário. Max que cumpria pena de 15 anos por narcotráfico havia sido capturado em 1998 por agentes da PF comandados pelo superintendente Wilson Salles Damazio.


EXONERAÇÃO

No dia 10 de abril de 2001, Simião pediu exoneração, sendo substituído interinamente pelo comandante da PM, coronel Jorge Honorato. Simião ficou no cargo por 13 meses e 10 dias.

REUNIÃO DO CONSENOR EM RONDONIA

Reinaldo Simião foi o anfitrião da reunião do Conselho de Segurança Pública do Norte (Consenor), realizada no dia 7 de dezembro de 2000, em Porto Velho, contando com a participação dos estados do Amazonas, Acre e Roraima.
O evento contou ainda com a presença do secretário Nacional de Segurança Pública, Pedro Alberto da Silva Alvarenga, que fez a exposição acerca da estrutura e atribuições da Senasp e do Plano Nacional de Segurança Pública.


SECRETÁRIOS

O coronel Honorato ficou no cargo interinamente por alguns meses. Para a função, foi nomeado o coronel da reserva da Polícia Militar, Walnir Ferro de Souza, o qual ficou até o último dia do mandato de José de Abreu Bianco.
Com a eleição de Ivo Cassol, o delegado de polícia civil e deputado estadual Paulo Moraes foi convidado para dirigir a secretaria. Ele licenciou-se da Assembléia Legislativa e assumiu o cargo de titular da SESDEC. Ficou no cargo até o final de 2005 quando voltou ao parlamento estadual. O delegado Renato Eduardo de Souza, que já exercia a função de coordenador técnico, uma espécie de secretário-adjunto, assumiu a titularidade por determinação do governador Cassol.
Antes, como SSP, a Secretaria da Segurança já tivera como pessoas como José Mário Alves da Silva, de saudosa memória, Hélio Máximo Pereira, Humberto Moraes de Vasconcelos, Antônio Amaro, Raimundo Correia, Sólon Michalsky, José Francisco da Silva Cruz, Eurípedes Miranda Botelho, João do Vale Neto, Edson Simões, Jovely Gonçalves de Almeida, Wanderley Mosini, Cézzar Pizzano e Walderedo Paiva (por várias vezes).

Nenhum comentário: